como-economizar-gasolina-andando-de-moto-geracao-boutique-webshare

Como economizar gasolina andando de moto?

O preço do combustível é uma das maiores dores de cabeça para quem possui um veículo nos dias atuais. As motos consomem bem menos em relação aos carros e, por si só, já representam uma boa economia. No entanto, dicas para conseguir resultados ainda melhores são sempre bem-vindas, não é? Por isso, separamos algumas sugestões para ajudar você a como economizar gasolina andando de moto.

Veja, a seguir, algumas ideias simples e perfeitas para o dia a dia e comece já a proporcionar um maior alívio ao seu bolso.

Pronto? Vamos lá!

Como economizar gasolina andando de moto?

#Dica 1: de olho nos pneus…

Você sabia que manter a calibragem dos pneus correta, em dia, ajuda a economizar combustível? Pois é, o ideal é verificar de 15 em 15 dias, sempre considerando a recomendação do fabricante.

O motivo é que pneus murchos provocam aumento do atrito e, por consequência, exigem mais do motor. Logo, se usa mais combustível. Estimativas indicam que é possível economizar até 4% de gasolina com os pneus sempre bem calibrados.

#Dica 2: …e nos freios também

Assim como os pneus, os freios também precisam ser monitorados. O indicado, neste caso, é analisar pelo menos uma vez por mês. O teste consiste em perceber se os freios estão prendendo.

Caso isso ocorra, o atrito provoca um superaquecimento do sistema e acelera o consumo de combustível.

#Dica 3: não acelere a moto parada

Muitos motociclistas têm o costume de acelerar ainda com a moto parada e, às vezes, com os faróis acesos. O ideal é não fazer isso. Sempre que estiver parado, deixe a moto em ponto morto. Esse ato, de acelerar ainda parado, gasta muita gasolina e superaquece o motor.

#Dica 4: sobre as marchas

Devido a injeção, não se torna necessário levar os giros do motor para as alturas. Sendo assim, é possível rodar com marcha alta, acelerando e deixando que os sensores eletrônicos usem apenas a gasolina necessária. Para as motos com contagiros, aplica-se a regra de alterar as marchas com um terço da rotação de potência máxima.

Tudo isso ajuda e muito a reduzir o desperdício de combustível. Que tal experimentar?

#Dica 5: não abra mão da revisão

Como você viu até agora, a maioria dos cuidados envolve o fato de sua moto estar em dia e com tudo funcionando corretamente. Por isso, uma dica muito válida é fazer a revisão periodicamente. Assim, você consegue saber as condições certas e se há algum problema antes dele se tornar uma dor de cabeça maior.

#Dica 6: postos de gasolina

Por fim, uma das dicas mais necessárias é ficar atento quanto aos postos de gasolina onde você abastece. Analise quais locais apresentam o melhor custo-benefício. Perceba o comportamento do motor: dependendo do caso é fácil observar algum tipo de adulteração.

Pronto para economizar mais gasolina por aí?

Com essas dicas acima, com certeza, você irá diminuir o consumo de gasolina e conseguir algum alívio para o seu bolso. Que tal experimentar e depois dividir sua experiência aqui conosco. Ou, se você já pratica alguma dessas ideias, compartilhe aqui nos comentários.

E, aproveitando, renove seus acessórios e garanta sua segurança e estilo na cidade ou na estrada. Temos as melhores opções para você por aqui, na Geração Boutique!